Identificação
Tipo da Proposta: Programa de Educação Tutorial - PET
Edital: PET 2010 - Edital n°
09
Instituição: UFMT - Universidade
Federal de Mato Grosso
Unidade Geral: ICET / CUA - Instituto de Ciências
Exatas e da Terra / CUA
Unidade de Origem: CMAT - Coordenação do Curso de Licenciatura
em Matemática
Início Previsto: 01/02/2011
Término Previsto: 01/12/2011
Tutor: Wanderleya
Nara Gonçalves Costa / Docente
Descrição da Proposta
Resumo da Proposta:
Nosso objetivo é
congregar futuros professores de Matemática e de Física em torno de ações extracurriculares
e interdisciplinares que complementem a sua formação acadêmica e também
provoquem impacto na Educação Básica. Nesta proposta estão articulados os
projetos: a) de pesquisa sobre as possibilidades das TIC’s no ensino destas
áreas; b) de ensino - relacionado ao uso das TIC’s para apoio aos licenciandos
nos estudos pré-cálculo; c) de extensão - “Clube de Ciências e Matemática”, por
meio do qual serão testadas e aplicadas abordagens diferenciadas para as
questões tradicionais do ensino e a divulgação científica nas áreas; d)
seminários de leitura e escrita sobre pesquisas nessas áreas – interligados ao
projeto de extensão de produção de um “Boletim do Professor” - ambos procuram
estimular a leitura, a escrita, a geração de conhecimentos e a troca de saberes
entre pesquisadores, professores em exercício e professores em sua formação
inicial; e) seminários de profissionalização da docência, colocando em
discussão a deontologia, a ética, a aprendizagem em comunidades de prática,
dentre outros. Com este conjunto de ações, de pesquisa, ensino e extensão,
pretendemos, sobretudo, contribuir para a formação numa área carente de
profissionais, promovendo oportunidades para que os graduandos tornem-se bons
educadores e pesquisadores.
Contexto e
Articulação do Projeto Pedagógico Institucional:
Os currículos atuais
dos cursos de Licenciatura contemplam atividades complementares (200 horas, no mínimo),
compreendidas como atividades acadêmico-científico-culturais que proporcionam o
enriquecimento científico, profissional e cultural do estudante. Elas, que
também visam o desenvolvimento de valores e de hábitos de colaboração, devem
ser realizadas pelo estudante ao longo de seu curso. Esse projeto constitui
importante contribuição neste sentido, pois não se dirige apenas aos estudantes
integrantes do grupo de bolsistas do PET, sendo oferecidas a todos os alunos dos
cursos de Licenciatura em Física e Matemática. Assim, ao participar das
atividades previstas, o estudante poderá cumprir as atividades complementares
exigidas, o que, sem dúvida, trará grande contribuição à efetivação das propostas
dos projetos pedagógicos dos cursos foco da nossa ação. Os cursos em questão
também preveêm a concretização de uma pesquisa de final de curso (TCC), com a
apresentação pública e entrega de relatório formal. A participação dos
estudantes (não só dos bolsistas) em círculos de leitura e escrita e em
seminários que enfoquem as pesquisas de sua área auxiliarão no cumprimento
dessa parte dos projetos pedagógicos da Matemática e Física. Além do exposto, o
curso de Licenciatura em Matemática prevê que parte da carga horária relativa ao
Estágio Obrigatório (25% - 100 horas) deverá ser cumprida em projetos de
extensão, esta proposta também contribuirá no sentido de fazer
surgir/consolidar projetos para que isto se cumpra, notadamente no que se
refere ao Clube de Ciências e Matemática. Finalmente, cabe dizer que o
Instituto de Ciências Exatas e da Terra do Campus Universitário do Araguaia
iniciou, no ano passado, um mestrado interdisciplinar 'Mestrado em Ciências de
Materiais' - o primeiro e o único do Campus. A formação proporcionada aos
estudantes por meio deste programa os capacitará melhor a se tornarem alunos do
mestrado citado (e de outros), efetivando-se o projeto institucional de
consolidação da pós-graduação e da excelência em pesquisa interdisciplinar.
Informações
Relevantes para Avaliação da Proposta:
Atualmente, tem sido
relativamente comum encontrarmos relatos que argumentam acerca da grande contribuição
de laboratórios de ensino de ciências e matemática [(BORGES, 2002), (SÁ e
BORGES, 2002), (EWBANK, 1977), (LORENZATO, 2006), (PASSOS, 2006)] para o
aprendizado discente e o desenvolvimento de saberes docentes. Tais
laboratórios, ou “Clube de Ciências e Matemática”, como chamamos em nossa
proposta, são importantes para que professores e alunos de diferentes níveis de
ensino vivenciem processos investigativos de ensino, construam modelos,
trabalhem com jogos matemáticos, resolvam problemas físico-matemáticos, além de
contribuir para que os professores tornem-se autônomos na elaboração de seu
próprio material didático. Em vista do exposto, um Clube de Ciências e
Matemática intervêm no ensino destas áreas e promovem uma articulação mais
estreita entre alunos e professores da escola básica e os da Universidade. A
equipe que se dispôs a trabalhar neste projeto possui ampla experiência no
ensino e na extensão, de fato, ao longo de nossa atuação na licenciatura, os
membros da equipe têm trabalhado no Laboratório de Ensino de Matemática e, em
certa ocasião, também junto ao Laboratório de Física. Assim, por anos,
contribuímos com o oferecimento de minicursos e oficinas para professores e
alunos da educação básica, ministramos disciplinas de prática de ensino e
estágio e, mais recentemente, temos nos dedicado a pesquisas educacionais. A
formação diversificada da equipe (o Prof. Admur S. Pamplona é licenciado em
Matemática, mestre em Estatística e doutor em Educação Matemática. A Profa.
Márcia Dias de A. Lima é graduada em Engenharia Elétrica Eletrônica e mestre em
Engenharia Eletrônica e Computação. A Profa. Wanderleya N. G. Costa é mestre em
Educação e doutora em Ensino de Ciências e Matemática) tem permitido que
formemos parcerias de sucesso. Nesse sentido, ao longo de 2010 estamos
desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre o uso das mídias no ensino de
matemática por professores do ensino básico e, com o fim deste, desenvolveremos,
em 2011, pesquisa relacionada ao uso das novas tecnologias na formação de professores
na área de ciências exatas. O programa que agora apresentamos também dará maior
impulso a esta pesquisa e, de certo modo, potencializará e revitalizará
projetos aos quais temos nos dedicado.
Justificativa
Os referenciais
nacionais para o Ensino Médio (MEC, 1998), propõem maior integração entre
Matemática, Física, Química e Biologia, na busca pela produção de um
conhecimento efetivo e compreendido a partir de sua especificidade. Então, a
orientação é a de que, em tais disciplinas, se busque a interdisciplinaridade e
a contextualização de modo que elas estejam presentes na Educação Básica a partir
da assunção “de caráter amplo, de forma que os aspectos e conteúdos
tecnológicos associados ao aprendizado científico e matemático sejam parte
essencial da formação cidadã de sentido universal e não somente de sentido
profissionalizante” (MEC, 1998). Entretanto, para que isto se torne possível,
há que se pensar na formação inicial e continuada dos professores, na criação
de momentos/oportunidades para que os futuros docentes e os docentes em
exercício incorporem saberes mais sólidos. Mas a preocupação não diz respeito
somente a uma sólida construção conceitual, há também que se construir saberes
relativos aos procedimentos e técnicas didático-pedagógicas. Em especial,
apesar desta preocupação estar presente na formação inicial e continuada de professores
de Matemática e Física, tem sido incomum que se explore, nos cursos de tais
licenciaturas, as possibilidades de formação interdisciplinar. Deste modo,
tem-se perdido a oportunidade de explorar as possibilidades que, em conjunto,
tais áreas apresentam para a efetiva resolução de problemas, para um aprendizado
'útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as
competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos
reais de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação,
desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente' (MEC, 1998). Além disto, tradicionalmente,
os cursos de licenciatura em Matemática e Física apresentam altas taxas de
retenção e evasão, o que tem implicado a carência de profissionais docentes na
área de Exatas. Em vista desses fatores, é comum que encontremos professores
das mais diversas áreas, sem formação adequada, ministrando aulas de matemática
e física. Isto tem um sério impacto sobre a qualidade da educação brasileira.
Há, então, que se adotar medidas que venham modificar o panorama delineado. Uma
dessas medidas é o apoio ao licenciando da área das ciências exatas, por meio
de ações que o ajudem a perceber mais profundamente as relações entre estas
ciências e que venham estimulá-lo a concluir sua graduação, a atuar efetivamente
no ensino público cumprindo seu papel social e a dedicar-se à continuidade dos
estudos. A atuação numa equipe interdisciplinar, na efetivação de ações que
integrem pesquisa, ensino e extensão entre essas áreas, poderá, de fato, ter um
impacto na formação dos docentes em Física e Matemática, de modo que estes
possam apreender/desenvolver conhecimentos teórico-práticos importantes.
Entendemos que para atender a essa necessidade, de articulação entre ensino,
pesquisa e extensão entre tais áreas, são necessários alguns eixos
estruturantes, dentre os quais destacamos a constituição de espaços/momentos
nos quais professores na sua formação inicial possam: a) se dedicar à pesquisa,
ao estudo, à reflexão e à discussão sobre as pesquisas na área e sobre o processo
de ensino-aprendizagem, os métodos, as posturas, os enfoques, as estratégias e
os procedimentos educacionais para o ensino da Matemática e da Física, b)
estabelecer relações sociais e intercâmbios (in)formativos com profissionais
mais experientes. Em vista disto, nossa proposta procura potencializar essa
interlocução. Destaca-se ainda o fato de que, na execução desse projeto, serão
produzidos conhecimentos e práticas que possibilitarão otimizar o processo de
apropriação de saberes pedagogico-científicos pelos futuros professores da área
, que irão introduzir inovações no ensino escolar da região causando, portanto,
impacto social e científico.
Objetivos
GERAL: Contribuir
para a formação de professores que saibam atuar em equipes interdisciplinares, pautadas
pelo rigor do saber científico, mas também pelo respeito à eficácia da prática
docente reflexiva e pelo compromisso ético. Professores que sejam comprometidos
com uma educação de qualidade, que cultivem a troca de conhecimentos
científicos e de experiências pedagógicas, tornando-se mais capazes de
implementar metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, caracterizadas,
sobretudo, pela experimentação e investigação na Matemática e na Física em sala
de aula e pelo comprometimento com o combate à exclusão social causada por
problemas relacionados à essas áreas na Educação Básica.
ESPECÍFICOS:
* Contribuir para a melhoria da
qualidade na formação acadêmica dos alunos de graduação, não somente dos alunos
bolsistas, mas de todos os alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e
Física do CUA/UFMT;
* servir como oportunidade de execução
e divulgação de experiências acadêmicas inovadoras e criativas, constituindo-se
em ferramenta para a avaliação e reconstrução dos Projetos Político-Pedagicos
dos Cursos beneficiários deste programa, a partir da interlocução com a
sociedade mais ampla;
* Fomentar a busca pelo saber
científico, por meio de atividades de iniciação à pesquisa;
* Promover a troca de saberes e de
experiências entre professores de Matemática e Física, em formação inicial e
continuada, por meio de ações de extensão que comportem um processo contínuo de
mútua aprendizagem;
*Estimular a participação dos
estudantes em atividades de extensão diretamente relacionadas a estudantes da
escola básica, de modo a contribuir para com a melhoria da qualidade deste
nível de ensino;
* Contribuir para a formação docente
numa área carente de profissionais, promovendo o desenvolvimento de estudos
específicos, que melhorem o desempenho acadêmico dos licenciandos e suas
chances de ingresso em Programas de Pós-graduação e no mercado de trabalho.
* Desenvolver no graduando habilidades
para argumentar, falar em público, sintetizar e estruturar claramente suas
idéias.
*Desenvolver nos licenciandos um
espírito crítico em relação à profissão e a própria vida em sociedade, conscientizando-os
sobre o papel do docente como vetor de desenvolvimento do País na busca de uma sociedade
mais justa.
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