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sábado, 10 de dezembro de 2016

Projeto de criação do PET Matemática UFMT

Identificação
Tipo da Proposta:        Programa de Educação Tutorial - PET
Edital:                         PET 2010 - Edital n° 09
Instituição:                  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral:            ICET / CUA - Instituto de Ciências Exatas e da Terra / CUA
Unidade de Origem:    CMAT - Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática
Início Previsto:            01/02/2011
Término Previsto:        01/12/2011
Tutor:                          Wanderleya Nara Gonçalves Costa / Docente

Descrição da Proposta

Resumo da Proposta:
Nosso objetivo é congregar futuros professores de Matemática e de Física em torno de ações extracurriculares e interdisciplinares que complementem a sua formação acadêmica e também provoquem impacto na Educação Básica. Nesta proposta estão articulados os projetos: a) de pesquisa sobre as possibilidades das TIC’s no ensino destas áreas; b) de ensino - relacionado ao uso das TIC’s para apoio aos licenciandos nos estudos pré-cálculo; c) de extensão - “Clube de Ciências e Matemática”, por meio do qual serão testadas e aplicadas abordagens diferenciadas para as questões tradicionais do ensino e a divulgação científica nas áreas; d) seminários de leitura e escrita sobre pesquisas nessas áreas – interligados ao projeto de extensão de produção de um “Boletim do Professor” - ambos procuram estimular a leitura, a escrita, a geração de conhecimentos e a troca de saberes entre pesquisadores, professores em exercício e professores em sua formação inicial; e) seminários de profissionalização da docência, colocando em discussão a deontologia, a ética, a aprendizagem em comunidades de prática, dentre outros. Com este conjunto de ações, de pesquisa, ensino e extensão, pretendemos, sobretudo, contribuir para a formação numa área carente de profissionais, promovendo oportunidades para que os graduandos tornem-se bons educadores e pesquisadores.

Contexto e Articulação do Projeto Pedagógico Institucional:
Os currículos atuais dos cursos de Licenciatura contemplam atividades complementares (200 horas, no mínimo), compreendidas como atividades acadêmico-científico-culturais que proporcionam o enriquecimento científico, profissional e cultural do estudante. Elas, que também visam o desenvolvimento de valores e de hábitos de colaboração, devem ser realizadas pelo estudante ao longo de seu curso. Esse projeto constitui importante contribuição neste sentido, pois não se dirige apenas aos estudantes integrantes do grupo de bolsistas do PET, sendo oferecidas a todos os alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática. Assim, ao participar das atividades previstas, o estudante poderá cumprir as atividades complementares exigidas, o que, sem dúvida, trará grande contribuição à efetivação das propostas dos projetos pedagógicos dos cursos foco da nossa ação. Os cursos em questão também preveêm a concretização de uma pesquisa de final de curso (TCC), com a apresentação pública e entrega de relatório formal. A participação dos estudantes (não só dos bolsistas) em círculos de leitura e escrita e em seminários que enfoquem as pesquisas de sua área auxiliarão no cumprimento dessa parte dos projetos pedagógicos da Matemática e Física. Além do exposto, o curso de Licenciatura em Matemática prevê que parte da carga horária relativa ao Estágio Obrigatório (25% - 100 horas) deverá ser cumprida em projetos de extensão, esta proposta também contribuirá no sentido de fazer surgir/consolidar projetos para que isto se cumpra, notadamente no que se refere ao Clube de Ciências e Matemática. Finalmente, cabe dizer que o Instituto de Ciências Exatas e da Terra do Campus Universitário do Araguaia iniciou, no ano passado, um mestrado interdisciplinar 'Mestrado em Ciências de Materiais' - o primeiro e o único do Campus. A formação proporcionada aos estudantes por meio deste programa os capacitará melhor a se tornarem alunos do mestrado citado (e de outros), efetivando-se o projeto institucional de consolidação da pós-graduação e da excelência em pesquisa interdisciplinar.

Informações Relevantes para Avaliação da Proposta:
Atualmente, tem sido relativamente comum encontrarmos relatos que argumentam acerca da grande contribuição de laboratórios de ensino de ciências e matemática [(BORGES, 2002), (SÁ e BORGES, 2002), (EWBANK, 1977), (LORENZATO, 2006), (PASSOS, 2006)] para o aprendizado discente e o desenvolvimento de saberes docentes. Tais laboratórios, ou “Clube de Ciências e Matemática”, como chamamos em nossa proposta, são importantes para que professores e alunos de diferentes níveis de ensino vivenciem processos investigativos de ensino, construam modelos, trabalhem com jogos matemáticos, resolvam problemas físico-matemáticos, além de contribuir para que os professores tornem-se autônomos na elaboração de seu próprio material didático. Em vista do exposto, um Clube de Ciências e Matemática intervêm no ensino destas áreas e promovem uma articulação mais estreita entre alunos e professores da escola básica e os da Universidade. A equipe que se dispôs a trabalhar neste projeto possui ampla experiência no ensino e na extensão, de fato, ao longo de nossa atuação na licenciatura, os membros da equipe têm trabalhado no Laboratório de Ensino de Matemática e, em certa ocasião, também junto ao Laboratório de Física. Assim, por anos, contribuímos com o oferecimento de minicursos e oficinas para professores e alunos da educação básica, ministramos disciplinas de prática de ensino e estágio e, mais recentemente, temos nos dedicado a pesquisas educacionais. A formação diversificada da equipe (o Prof. Admur S. Pamplona é licenciado em Matemática, mestre em Estatística e doutor em Educação Matemática. A Profa. Márcia Dias de A. Lima é graduada em Engenharia Elétrica Eletrônica e mestre em Engenharia Eletrônica e Computação. A Profa. Wanderleya N. G. Costa é mestre em Educação e doutora em Ensino de Ciências e Matemática) tem permitido que formemos parcerias de sucesso. Nesse sentido, ao longo de 2010 estamos desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre o uso das mídias no ensino de matemática por professores do ensino básico e, com o fim deste, desenvolveremos, em 2011, pesquisa relacionada ao uso das novas tecnologias na formação de professores na área de ciências exatas. O programa que agora apresentamos também dará maior impulso a esta pesquisa e, de certo modo, potencializará e revitalizará projetos aos quais temos nos dedicado.

Justificativa
Os referenciais nacionais para o Ensino Médio (MEC, 1998), propõem maior integração entre Matemática, Física, Química e Biologia, na busca pela produção de um conhecimento efetivo e compreendido a partir de sua especificidade. Então, a orientação é a de que, em tais disciplinas, se busque a interdisciplinaridade e a contextualização de modo que elas estejam presentes na Educação Básica a partir da assunção “de caráter amplo, de forma que os aspectos e conteúdos tecnológicos associados ao aprendizado científico e matemático sejam parte essencial da formação cidadã de sentido universal e não somente de sentido profissionalizante” (MEC, 1998). Entretanto, para que isto se torne possível, há que se pensar na formação inicial e continuada dos professores, na criação de momentos/oportunidades para que os futuros docentes e os docentes em exercício incorporem saberes mais sólidos. Mas a preocupação não diz respeito somente a uma sólida construção conceitual, há também que se construir saberes relativos aos procedimentos e técnicas didático-pedagógicas. Em especial, apesar desta preocupação estar presente na formação inicial e continuada de professores de Matemática e Física, tem sido incomum que se explore, nos cursos de tais licenciaturas, as possibilidades de formação interdisciplinar. Deste modo, tem-se perdido a oportunidade de explorar as possibilidades que, em conjunto, tais áreas apresentam para a efetiva resolução de problemas, para um aprendizado 'útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente' (MEC, 1998). Além disto, tradicionalmente, os cursos de licenciatura em Matemática e Física apresentam altas taxas de retenção e evasão, o que tem implicado a carência de profissionais docentes na área de Exatas. Em vista desses fatores, é comum que encontremos professores das mais diversas áreas, sem formação adequada, ministrando aulas de matemática e física. Isto tem um sério impacto sobre a qualidade da educação brasileira. Há, então, que se adotar medidas que venham modificar o panorama delineado. Uma dessas medidas é o apoio ao licenciando da área das ciências exatas, por meio de ações que o ajudem a perceber mais profundamente as relações entre estas ciências e que venham estimulá-lo a concluir sua graduação, a atuar efetivamente no ensino público cumprindo seu papel social e a dedicar-se à continuidade dos estudos. A atuação numa equipe interdisciplinar, na efetivação de ações que integrem pesquisa, ensino e extensão entre essas áreas, poderá, de fato, ter um impacto na formação dos docentes em Física e Matemática, de modo que estes possam apreender/desenvolver conhecimentos teórico-práticos importantes. Entendemos que para atender a essa necessidade, de articulação entre ensino, pesquisa e extensão entre tais áreas, são necessários alguns eixos estruturantes, dentre os quais destacamos a constituição de espaços/momentos nos quais professores na sua formação inicial possam: a) se dedicar à pesquisa, ao estudo, à reflexão e à discussão sobre as pesquisas na área e sobre o processo de ensino-aprendizagem, os métodos, as posturas, os enfoques, as estratégias e os procedimentos educacionais para o ensino da Matemática e da Física, b) estabelecer relações sociais e intercâmbios (in)formativos com profissionais mais experientes. Em vista disto, nossa proposta procura potencializar essa interlocução. Destaca-se ainda o fato de que, na execução desse projeto, serão produzidos conhecimentos e práticas que possibilitarão otimizar o processo de apropriação de saberes pedagogico-científicos pelos futuros professores da área , que irão introduzir inovações no ensino escolar da região causando, portanto, impacto social e científico.

Objetivos
GERAL: Contribuir para a formação de professores que saibam atuar em equipes interdisciplinares, pautadas pelo rigor do saber científico, mas também pelo respeito à eficácia da prática docente reflexiva e pelo compromisso ético. Professores que sejam comprometidos com uma educação de qualidade, que cultivem a troca de conhecimentos científicos e de experiências pedagógicas, tornando-se mais capazes de implementar metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, caracterizadas, sobretudo, pela experimentação e investigação na Matemática e na Física em sala de aula e pelo comprometimento com o combate à exclusão social causada por problemas relacionados à essas áreas na Educação Básica.
ESPECÍFICOS:
* Contribuir para a melhoria da qualidade na formação acadêmica dos alunos de graduação, não somente dos alunos bolsistas, mas de todos os alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Física do CUA/UFMT;
* servir como oportunidade de execução e divulgação de experiências acadêmicas inovadoras e criativas, constituindo-se em ferramenta para a avaliação e reconstrução dos Projetos Político-Pedagicos dos Cursos beneficiários deste programa, a partir da interlocução com a sociedade mais ampla;
* Fomentar a busca pelo saber científico, por meio de atividades de iniciação à pesquisa;
* Promover a troca de saberes e de experiências entre professores de Matemática e Física, em formação inicial e continuada, por meio de ações de extensão que comportem um processo contínuo de mútua aprendizagem;
*Estimular a participação dos estudantes em atividades de extensão diretamente relacionadas a estudantes da escola básica, de modo a contribuir para com a melhoria da qualidade deste nível de ensino;
* Contribuir para a formação docente numa área carente de profissionais, promovendo o desenvolvimento de estudos específicos, que melhorem o desempenho acadêmico dos licenciandos e suas chances de ingresso em Programas de Pós-graduação e no mercado de trabalho.
* Desenvolver no graduando habilidades para argumentar, falar em público, sintetizar e estruturar claramente suas idéias.

*Desenvolver nos licenciandos um espírito crítico em relação à profissão e a própria vida em sociedade, conscientizando-os sobre o papel do docente como vetor de desenvolvimento do País na busca de uma sociedade mais justa.

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