UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
GRUPO PET MATEMÁTICA ARAGUAIA
MATEMÁTICA E PANDEMIA I
Caro
professor,
Atualmente, a
Pandemia do COVID-19 se abate sobre a humanidade,
causando mudanças em hábitos, valores e sentimentos de todos; em especial, a
Educação Escolar vem sendo afetada. Precisamos, pois, compreender melhor este
fenômeno e atuar sobre ele, razão pelo qual um grupo formado por estudantes
e professores do Curso de
Licenciatura em Matemática da UFMT, no Campus do Pontal do Araguaia, agregados
por meio do Programa de Educação Tutorial (grupo PET Matemática Araguaia/UFMT),
se propôs estudar o tema sob o ponto de vista do ensino e da aprendizagem da
disciplina Matemática. Nesse sentido,
observamos, por exemplo, que a mídia tem utilizado vários tipos de informações,
representações e simulações baseadas em conceitos matemáticos. Logo, esses
se tornam temas de interesse dos estudantes da Educação Básica.
Em face do
exposto, temos trabalhado no sentido de
criar ferramentas que possam apoiar professores a ilustrarem em suas aulas o
uso de ferramentas matemáticas para a compreensão dos dados relacionados à
Pandemia causada pelo COVID 19. São
sugestões de aplicação de problemas que podem gerar um maior
interesse pelo estudo da matemática e da estatística, a partir da visibilidade
de sua utilização na resolução de problemas reais.
A seguir, sugerimos algumas atividades que podem ser
desenvolvidas por estudantes do Ensino Fundamental I e Fundamental II. Inicialmente,
colocamos um texto de apoio que servirá de introdução ao tema. Esperamos que
cada docente possa ocupar de possíveis adaptações nas questões sugeridas e
desejamos a todos um bom trabalho.
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Equipe:
Grupo PET Matemática Araguaia
Prof. Dr. Admur Severino Pamplona (Tutor), Daniel Afonso Silva, Fabiana Gomes da Silva, Joyce Oliveira da Silva, Lorraine Duarte de Oliveira, Matheus Silva Assis, Milena da Silva Fernandes (Bolsistas)
Colaboradores
Prof. Dr. Paulo Ferreira do Carmo
Professor do curso de Licenciatura em Matemática do ICET/CUA/UFMT. Doutor em Educação Matemática (2018) e Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP.
Profa. Dra. Wanderleya Nara Gonçalves Costa.
Professora do curso de Licenciatura em Matemática do ICET/CUA/UFMT. Doutora em Educação (Etnomatemática) pela FEUSP (2008) e Mestre em Educação Matemática pela FEUNICAMP.
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O distanciamento social no período de pandemia
Uma pandemia acontece quando
determinada doença se espalha por diversas regiões do planeta. Em 11 de março
de 2020, o COVID19 passou a ser considerada uma pandemia. Ela é uma doença
causada por um novo coronavirus – nome que significa vírus em forma de coroa.
Por ser uma doença facilmente transmitida
e por ainda não existir vacina, várias orientações foram oferecidas às pessoas
se protegerem contra a COVID 19. O distanciamento social foi considerado a
forma mais eficaz de prevenção da doença. Isso
significa que as pessoas devem ficar longe o suficiente de outras pessoas para
que o novo coronavírus não possa se espalhar. É por isso que as escolas foram
fechadas.
Em locais que continuam abertos, há
uma determinação de organizar as pessoas de modo que fiquem razoavelmente
distantes umas das outras. O Ministério da Saúde recomenda manter uma distância
de 2 metros de distância de outras pessoas, para quem não estiver usando
máscara.
Vitória da Conquista/BA - marcação e distanciamento em
filas.
Fonte:
divulgação da prefeitura.
Alguns
locais colocaram marcas no chão, para que as pessoas saibam a posição que devem
ficar para respeitar a distância mínima. Mas e se não tiver a marca? Existe uma
medida antiga chamada braça que se refere ao comprimento de dois braços abertos
de uma pessoa adulta. Essa medida é de aproximadamente 2 metros.
Então, para
organizar uma fila com adultos, bastaria adotar essa medida.
Atividade 1: Calculando braças.
O
texto afirma que uma braça é aproximadamente dois metros.
Faça
uma pesquisa com os adultos de sua casa para verificar quanto medem da ponta de
uma mão até a ponta da outra. Em seguida, organize no quadro abaixo:
Medidas
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Adulto 1
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Adulto 2
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Adulto 3
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Adulto 4
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Quadro
1: resultado da pesquisa
Discussão: Provavelmente, você encontrou medidas
diferentes para cada adulto. Em sua opinião, porque as diferenças acima
acontecem? Quando falamos “aproximadamente 2m, pode ser menos ou mais – por
exemplo: 1,80m e 2,10m. Sendo assim, é importante definir uma medida única para
uma braça?
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Ao
longo da história, chegou-se a uma definição, uma medida oficial da braça – uma
braça é 2,20m. Para se chegar a essa medida, foram utilizados dados de um
grande número de pessoas e depois calculada a Média (M), que na matemática é chamada de média aritmética simples. Uma
média é um valor padrão, que substitui todos os outros. Para calcular esse
valor padrão, some de todas as informações de um conjunto de dados e, em
seguida, dividida pelo número de informações que foram somadas. Assim, para adotar a medida de
2,20 m para uma braça, foi calculada a média de um grande número de dados
coletados por vários anos, em vários lugares do mundo.
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Agora,
retome os resultados de sua pesquisa e calcule a média das medidas que você
obteve. Compare a média obtida com a medida oficial da braça de 2,20 m.
ATIVIDADE
2: organizando filas em espaço menor
Supermercado marca com "X" a distância de um metro
entre clientes para reduzir risco de contágio do coronavírus (Renato de
Castro).– disponível em https://cidadesmaisinteligentes.blogosfera.uol.com.br/2020/03/18/supermercado-italiano-marca-lugar-de-cliente-para-reduzir-contagio-na-fila/?cmpid=copiaecola
Dependendo
das dimensões local, nem sempre é possível organizar uma fila na qual as
pessoas estejam a mais ou menos uma braça de distância uma da outra. Mas,
segundo especialistas em saúde, a distância mínima de 1,5 metros seria
suficiente se as pessoas estiverem usando máscaras.
Para o gerente de um
supermercado organizar, numa única linha, uma fila que possa conter até 10
pessoas e se adotar o distanciamento de 2m, de qual metragem é preciso dispor?
E se o distanciamento for de 1,5m?
Atividade
3: o número de pessoas que podem
permanecer num estabelecimento comercial
Em
várias cidades, uma das medidas de prevenção contra a CODIV 19 foi a
determinação de que apenas os comércios essenciais deveriam permanecer em
funcionamento. Entretanto, devem obedecer algumas regras, dentre as quais o controle
de acesso ao público, sendo permitido apenas uma pessoa a cada 10m2
de área disponível para exposição de produtos.
Calcule a área
disponível do supermercado que possui a metragem da figura abaixo.
ATIVIDADE 4: organização na escola
Se
na escola adotarmos o distanciamento de 1,5m, com uso de máscaras, ainda assim
pode ser complicado organizar os estudantes numa fila numa reta única. Por
isso, em várias escolas os estudantes devem, assim que chegam, ocupar sua
carteira dentro da sala de aula. Aí também, como no pátio da escola, devem
manter distância entre si.
Crianças
brincando em pátio de escola da França. Imagem disponível em https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2020/05/criancas-brincando-em-quadrados-de-giz-expoe-nova-realidade-comovente-de-reabrir-escolas.html
Antes da pandemia, aconselhava-se que a distribuição
de alunos numa sala de aula deveria respeitar o espaço de 1,30 m2 (um
metro e trinta centímetros quadrados) por estudante e que o professor ocupasse
uma área mínima de 2,50m2. Logo, o espaço
total da sala de aula deve ser:
AT= área dos
estudantes + área do professor+ área de circulação (corredores). Assim, uma
sala de aula maior ou menor depende do número de estudantes que se quer colocar
nela, visto que o espaço do professor e o dos corredores é fixo
A partir das
informações acima, calcule qual seria o número máximo de estudantes numa sala
de aula que tenha 48m2.
ATIVIDADE 5: reorganização da escola
em tempos de pandemia
Para atender
às orientações do distanciamento social, cada estudante iria precisar, em
média, de uma área de 3,80m2. Sabendo disso, quantos estudantes
poderiam ser colocados na mesma sala de aula, de 48m2 ? (Dica:
lembre-se da área do professor.)
Fotos: chapéus-régua, soluções adotadas em
escolas chinesas.
Foto: Reprodução/Twitter/@chowleen
Produção textual.
Visto que nem
todos os estudantes das turmas caberiam nas salas de aulas, especialistas têm
oferecido algumas sugestões, tais como:
- Nos refeitórios, deve haver uma
marcação onde cada estudante pode se sentar, reservando um distanciamento
seguro entre elas.
- A escola poderia aproveitar as
áreas ao ar livre, como quadras e pátios, para ter um espaço maior para as
turmas.
- Dividir as turmas e adotar
alternância de dias/horários para as diferentes turmas.
Escreva um texto colocando sua opinião sobre as soluções apresentadas pelos especialistas. Fundamente suas opiniões tomando como base sua própria escola e, se possível, usando dados matemáticos (como número de estudantes, área das salas de aula e do refeitório, dentre outros.). Você pode ainda formular outras sugestões.
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TERMO DE LICENCIAMENTO
Este
trabalho está licenciado sob uma Licença Creative
Atribuição-NãoComercial e Compartilha Igual 4.0 International. Para ver uma
cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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