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sábado, 23 de maio de 2020

MATEMÁTICA E PANDEMIA I


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
GRUPO PET MATEMÁTICA ARAGUAIA


MATEMÁTICA E PANDEMIA I

Caro professor,
Atualmente, a Pandemia do COVID-19 se abate sobre a humanidade, causando mudanças em hábitos, valores e sentimentos de todos; em especial, a Educação Escolar vem sendo afetada. Precisamos, pois, compreender melhor este fenômeno e atuar sobre ele, razão pelo qual um grupo formado por estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Matemática da UFMT, no Campus do Pontal do Araguaia, agregados por meio do Programa de Educação Tutorial (grupo PET Matemática Araguaia/UFMT), se propôs estudar o tema sob o ponto de vista do ensino e da aprendizagem da disciplina Matemática. Nesse sentido, observamos, por exemplo, que a mídia tem utilizado vários tipos de informações, representações e simulações baseadas em conceitos matemáticos. Logo, esses se tornam temas de interesse dos estudantes da Educação Básica.
Em face do exposto, temos trabalhado no sentido de criar ferramentas que possam apoiar professores a ilustrarem em suas aulas o uso de ferramentas matemáticas para a compreensão dos dados relacionados à Pandemia causada pelo COVID 19.  São sugestões de aplicação de problemas que podem gerar um maior interesse pelo estudo da matemática e da estatística, a partir da visibilidade de sua utilização na resolução de problemas reais.
A seguir, sugerimos algumas atividades que podem ser desenvolvidas por estudantes do Ensino Fundamental I e Fundamental II. Inicialmente, colocamos um texto de apoio que servirá de introdução ao tema. Esperamos que cada docente possa ocupar de possíveis adaptações nas questões sugeridas e desejamos a todos um bom trabalho.

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Equipe: 
Grupo PET Matemática Araguaia   
Prof. Dr. Admur Severino Pamplona (Tutor), Daniel Afonso Silva, Fabiana Gomes da Silva, Joyce Oliveira da Silva, Lorraine Duarte de Oliveira, Matheus Silva Assis, Milena da Silva Fernandes (Bolsistas)

Colaboradores
Prof. Dr. Paulo Ferreira do Carmo
Professor do curso de Licenciatura em Matemática do ICET/CUA/UFMT. Doutor em Educação Matemática (2018) e Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP.

Profa. Dra. Wanderleya Nara Gonçalves Costa
Professora do curso de Licenciatura em Matemática do ICET/CUA/UFMT. Doutora em Educação (Etnomatemática) pela FEUSP (2008) e Mestre em Educação Matemática pela FEUNICAMP.
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O distanciamento social no período de pandemia


Uma pandemia acontece quando determinada doença se espalha por diversas regiões do planeta. Em 11 de março de 2020, o COVID19 passou a ser considerada uma pandemia. Ela é uma doença causada por um novo coronavirus – nome que significa vírus em forma de coroa.
Por ser uma doença facilmente transmitida e por ainda não existir vacina, várias orientações foram oferecidas às pessoas se protegerem contra a COVID 19. O distanciamento social foi considerado a forma mais eficaz de prevenção da doença. Isso significa que as pessoas devem ficar longe o suficiente de outras pessoas para que o novo coronavírus não possa se espalhar. É por isso que as escolas foram fechadas.
Em locais que continuam abertos, há uma determinação de organizar as pessoas de modo que fiquem razoavelmente distantes umas das outras. O Ministério da Saúde recomenda manter uma distância de 2 metros de distância de outras pessoas, para quem não estiver usando máscara.

Vitória da Conquista/BA - marcação e distanciamento em filas.

Fonte: divulgação da prefeitura.

Alguns locais colocaram marcas no chão, para que as pessoas saibam a posição que devem ficar para respeitar a distância mínima. Mas e se não tiver a marca? Existe uma medida antiga chamada braça que se refere ao comprimento de dois braços abertos de uma pessoa adulta. Essa medida é de aproximadamente 2 metros.


Então, para organizar uma fila com adultos, bastaria adotar essa medida.

Atividade 1: Calculando braças.

O texto afirma que uma braça é aproximadamente dois metros.
Faça uma pesquisa com os adultos de sua casa para verificar quanto medem da ponta de uma mão até a ponta da outra. Em seguida, organize no quadro abaixo:

Medidas
Adulto 1

Adulto 2

Adulto 3

Adulto 4







Quadro 1: resultado da pesquisa

Discussão: Provavelmente, você encontrou medidas diferentes para cada adulto. Em sua opinião, porque as diferenças acima acontecem? Quando falamos “aproximadamente 2m, pode ser menos ou mais – por exemplo: 1,80m e 2,10m. Sendo assim, é importante definir uma medida única para uma braça?
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Ao longo da história, chegou-se a uma definição, uma medida oficial da braça – uma braça é 2,20m. Para se chegar a essa medida, foram utilizados dados de um grande número de pessoas e depois calculada a Média (M), que na matemática é chamada de média aritmética simples.  Uma média é um valor padrão, que substitui todos os outros. Para calcular esse valor padrão, some de todas as informações de um conjunto de dados e, em seguida, dividida pelo número de informações que foram somadas. Assim, para adotar a medida de 2,20 m para uma braça, foi calculada a média de um grande número de dados coletados por vários anos, em vários lugares do mundo.
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Agora, retome os resultados de sua pesquisa e calcule a média das medidas que você obteve. Compare a média obtida com a medida oficial da braça de 2,20 m.
ATIVIDADE 2: organizando filas em espaço menor
Supermercado marca com "X" a distância de um metro entre clientes para reduzir risco de contágio do coronavírus (Renato de Castro).– disponível em https://cidadesmaisinteligentes.blogosfera.uol.com.br/2020/03/18/supermercado-italiano-marca-lugar-de-cliente-para-reduzir-contagio-na-fila/?cmpid=copiaecola

Dependendo das dimensões local, nem sempre é possível organizar uma fila na qual as pessoas estejam a mais ou menos uma braça de distância uma da outra. Mas, segundo especialistas em saúde, a distância mínima de 1,5 metros seria suficiente se as pessoas estiverem usando máscaras.

Para o gerente de um supermercado organizar, numa única linha, uma fila que possa conter até 10 pessoas e se adotar o distanciamento de 2m, de qual metragem é preciso dispor? E se o distanciamento for de 1,5m?


Atividade 3: o número de pessoas que podem permanecer num estabelecimento comercial

Em várias cidades, uma das medidas de prevenção contra a CODIV 19 foi a determinação de que apenas os comércios essenciais deveriam permanecer em funcionamento. Entretanto, devem obedecer algumas regras, dentre as quais o controle de acesso ao público, sendo permitido apenas uma pessoa a cada 10m2 de área disponível para exposição de produtos.

Calcule a área disponível do supermercado que possui a metragem da figura abaixo.




ATIVIDADE 4: organização na escola

Se na escola adotarmos o distanciamento de 1,5m, com uso de máscaras, ainda assim pode ser complicado organizar os estudantes numa fila numa reta única. Por isso, em várias escolas os estudantes devem, assim que chegam, ocupar sua carteira dentro da sala de aula. Aí também, como no pátio da escola, devem manter distância entre si.


Antes da pandemia, aconselhava-se que a distribuição de alunos numa sala de aula deveria respeitar o espaço de 1,30 m2 (um metro e trinta centímetros quadrados) por estudante e que o professor ocupasse uma área mínima de 2,50m2. Logo, o espaço total da sala de aula deve ser:
AT= área dos estudantes + área do professor+ área de circulação (corredores). Assim, uma sala de aula maior ou menor depende do número de estudantes que se quer colocar nela, visto que o espaço do professor e o dos corredores é fixo
A partir das informações acima, calcule qual seria o número máximo de estudantes numa sala de aula que tenha 48m2.

ATIVIDADE 5: reorganização da escola em tempos de pandemia

Para atender às orientações do distanciamento social, cada estudante iria precisar, em média, de uma área de 3,80m2. Sabendo disso, quantos estudantes poderiam ser colocados na mesma sala de aula, de 48m2 ? (Dica: lembre-se da área do professor.)

Fotos: chapéus-régua, soluções adotadas em escolas chinesas.
Foto: Reprodução/Twitter/@chowleen

Produção textual.

Visto que nem todos os estudantes das turmas caberiam nas salas de aulas, especialistas têm oferecido algumas sugestões, tais como:
  •       Nos refeitórios, deve haver uma marcação onde cada estudante pode se sentar, reservando um distanciamento seguro entre elas.
  •          A escola poderia aproveitar as áreas ao ar livre, como quadras e pátios, para ter um espaço maior para as turmas.
  •          Dividir as turmas e adotar alternância de dias/horários para as diferentes turmas.

Escreva um texto colocando sua opinião sobre as soluções apresentadas pelos especialistas. Fundamente suas opiniões tomando como base sua própria escola e, se possível, usando dados matemáticos (como número de estudantes, área das salas de aula e do refeitório, dentre outros.). Você pode ainda formular outras sugestões.

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TERMO DE LICENCIAMENTO

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Atribuição-NãoComercial  e Compartilha Igual 4.0 International. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

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